Fish and chips nada mais é do que filés de peixe empanados e fritos, acompanhado de batatas fritas. Muito simples, mas delicioso!
O peixe branco é empanado em uma massa leve feita com farinha e cerveja, e frito em gordura extremamente quente. As batatas são cortadas bem grossas para fritar. Geralmente o prato vem acompanhado de mushy peas (purê de ervilhas) e molho tártaro.
Tradicional na Inglaterra, é fácil de encontrar em cada esquina, nas lojas especializadas no preparo desse prato para viagem, conhecidas como chippies, chippers ou chip shops, ou nos famosos pubs e restaurantes.
O fish and chips surgiu na metade do século 19, logo depois de ser iniciado o uso da rede de arrasto. Com esse tipo de rede eram pescados peixes de alta qualidade misturados com outros mais baratos, que eram devolvidos ao mar por falta de mercado. Mas com a baixa dos preços do transporte ferroviário, foi possível levar esse peixe mais barato para o interior do país, vendendo-o a uma quantidade maior de consumidores.
Não há registro de quando e onde os dois alimentos foram combinados, mas aparentemente as primeiras lojas de peixes com batatas fritas foram abertas em 1860 ou 1865, por Joseph Malin, e em 1863, pelo Sr. Lees.
A criação da receita do filé de peixe empanado é atribuída aos judeus, e parece haver consenso quanto a isso. Por outro lado, as batatas fritas têm autoria reivindicada pelos franceses e pelos belgas, então fica difícil definir a origem.
Mas independentemente de quem inventou o quê, os ingleses fizeram essa combinação perfeita de peixe e batatas fritas.
Há muitos anos, a porção de fish and chips para viagem era embrulhada em papel absorvente com uma camada de jornal por fora, mas por questões de higiene essa prática foi proibida. Hoje é colocada em embalagem descartável ou envolta em um cone de papel. Para dar um clima retrô, alguns chippies usam um papel imitando a impressão de jornal.
Mesmo não podendo estar na Inglaterra para apreciar essa instituição chamada fish and chips, não há motivo para ficar com água na boca. Vai aí a receita!