No momento você está vendo Você conhece a origem do cheesecake?

Você conhece a origem do cheesecake?

Literalmente, cheesecake significa “bolo de queijo”, apesar de parecer mais uma torta do que um bolo da forma como conhecemos.

Em viagem aos Estados Unidos, é muito comum encontrar essa torta como sobremesa, e dificilmente resistimos a uma “visitinha” à famosa Cheesecake Factory. Lá, a torta é servida em generosas porções com coberturas variadas, como por exemplo chocolate, merengue de limão, morangos… ou versões recheadas com iguarias deliciosas. A variedade de sabores é muito grande e estão sempre inovando, tem até cheesecake de abóbora (deve ser tudo de bom!).

Como curiosidade, vai aqui a interessante história dessa torta deliciosa. O cheesecake surgiu na Grécia antiga, por volta do ano 2.000 a.C., na ilha de Samos. Considerado uma fonte de energia, o doce foi servido durante os jogos olímpicos de 776 a.C., em Delos. Tradicionalmente, também era usado como bolo de casamento.

O ingrediente principal sempre foi o queijo, mas os tipos utilizados e o acréscimo de outros ingredientes têm mudado com o passar do tempo. As alterações são feitas não somente por questão de gosto culinário, mas porque precisam ser elaboradas com produtos locais, pois os tipos de queijo variam muito e nem todos são encontrados nos diversos lugares.

Os gregos utilizavam farinha de trigo, mel e queijo, misturavam tudo e levavam a massa ao calor (não havia forno na época) e serviam o bolo frio.

Ao conquistarem a Grécia, os romanos também se apropriaram do cheesecake. Incluíram queijo picado e ovos à massa que os gregos faziam, assavam a mistura em um tijolo quente e a serviam em ocasiões especiais para acalmar os deuses.

A partir daí, o cheesecake se popularizou na Europa, e adaptações continuaram sendo feitas. A Itália usava a ricota ou o cottage; a Alemanha e a Suécia um queijo parecido com a coalhada. A Grã Bretanha e a Europa Oriental também fizeram suas alterações.

Em 1545, o Rei da Inglaterra Henry VIII encomendou o primeiro livro de receitas impresso, em que constava uma receita de cheesecake. Nela, pedaços de queijo deveriam ficar de molho no leite por algumas horas antes de adicionar ovos, açúcar e manteiga.

Os europeus que migraram para os Estados Unidos levaram suas receitas. Em 1872, William Lawrence, um leiteiro americano, ao tentar recriar o queijo Neufchâtel errou a receita, inventando o cream cheese, o queijo presente na maior parte das receitas atuais.

A versão moderna e americana do cheesecake surgiu em meados de 1880, quando a Empire Cheese Company lançou seu cream cheese industrializado (em 1909 a empresa foi comprada pela Kraft Foods Group, dona da marca Philadelphia). Feito com uma mistura de gordura de leite, leite e cultura de lactobacilos, agente que lhe confere sabor ácido, o cream cheese não coagula como um queijo comum.

Um dos primeiros restaurantes a usar o produto na receita do cheesecake foi o Reuben’s Restaurant, em Nova York, em 1928. Aparentemente foi lá que a torta recebeu uma crosta de biscoito triturado na base, para ser fatiada mais facilmente.

O cheesecake agora é famoso em todo o mundo, mas como dito antes com as adaptações locais. As receitas italianas, por exemplo, geralmente utilizam ricota ou mascarpone, enquanto os gregos usam queijo mizithra. Alemães, russos e poloneses gostam de usar quark ou queijo cottage, e os japoneses fazem um bolo de queijo tipo pudim usando uma emulsificação de amido de milho e clara de ovo.

Depois de toda essa história, deu vontade de comer um cheesecake? Que tal fazer? Vai aí uma receita da torta tradicional, facílima de fazer, que fica muito parecida com aquela da Cheesecake Factory. É só clicar aqui!

 

Este post tem 2 comentários

  1. Reginaldo Rios

    Que delícia!
    Parabéns.
    Adorei a receita.
    Quero ver mais receitas gostosas como esta no seu site.
    Sucesso!

    1. Márcia Luísa

      Aguarde, em breve mais novidades!

Comentários encerrados.