No momento você está vendo Verona

Verona

Quando eu estava planejando a viagem à Itália, um amigo me recomendou não deixar de conhecer Verona, pois eu iria me encantar. E ele estava certo, ainda bem que aceitei o conselho e era viável encaixar a visita a essa linda cidade no meu roteiro. Cheguei de trem, vindo de Milão (cerca de 1h15 de viagem), em julho de 2019. Foram dois dias e meio andando pela cidade toda, o suficiente para conhecer muitos lugares bem bacanas.

Além de cenário do trágico romance de Romeu e Julieta, peça de Shakespeare, em 2000 Verona foi registrada na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, por sua estrutura e arquitetura urbanas e por representar o conceito de cidade fortificada em várias etapas, característica da história europeia. Pesquisando sobre o assunto, achei interessante a motivação, que descreve bem o que vi por lá:

“A cidade histórica de Verona, fundada no primeiro século aC, passou por períodos de expansão nos séculos XIII e XIV sob o domínio da família Scaligeri e do século XV ao XVII sob a República de Veneza. É também um exemplo excepcional de uma fortaleza. Verona preservou um número considerável de monumentos antigos, desde a Idade Média e o Renascimento. É uma cidade de cultura e arte.”

É cortada pelo rio Adige, que me impressionou pela beleza das águas de um azul claro cristalino. Em vários pontos da cidade é possível encontrar pessoas aproveitando o sol às margens do rio, aonde há uma areia branquinha com pedras.

Andar pelas ruas de Verona é muito agradável e seguro, e essencial para conhecer toda a beleza que essa cidade oferece. Passa-se por becos estreitos, ruas, praças, pontes, e por onde se vai há algo bonito e interessante para apreciar. A diversidade de monumentos históricos impressiona.

 

Fiquei hospedada com a família no Hotel Mastino, localizado quase ao lado do portal de entrada da Piazza Brá. Super recomendo esse hotel, pois além da excelente localização as acomodações são muito confortáveis e o café da manhã excelente.

Recomendo a quem for visitar Verona que procure se informar sobre a agenda de eventos da Arena. Sempre há apresentações de óperas e de artistas de renome. Quando eu estava lá houve um show do Mark Knopfler, da banda Dire Straits, mas infelizmente os ingressos estavam esgotados há meses! Mesmo assim deu para curtir o som do lado de fora, sentada no gramado em frente à Arena, tomando uma cervejinha… Era uma festa na praça, muita gente aproveitando uma noite quente de verão.

Destaques

Piazza Brá

A partir dessa grande praça, chega-se aos atrativos principais da cidade.  É lá que está  situada a Arena de Verona, anfiteatro preservado até os dias de hoje. Antigamente aconteciam ali as lutas entre gladiadores e, atualmente, o lugar é utilizado para apresentações de dança, shows e outros eventos.

A praça tem uma grande variedade de bons restaurantes, e muitos banquinhos para descansar um pouco nos intervalos entre os passeios. Nas ruas adjacentes à praça há restaurantes mais em conta e excelentes, além de lanchonetes e sorveterias.

Torre dei Lamberti

Essa torre de 84 metros remonta a 1464 e a finalização, com a instalação do grande relógio, a 1779. A Torre dei Lamberti  é famosa pelos dois sinos: o Rengo e a Marangona.  O primeiro servia de alerta nos casos de incêndio, e o segundo convocava os cidadãos à luta. Fica no Palazzo della Ragione, que antigamente abrigava a administração da cidade e que tem fachada em duas praças, a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori.

 

Piazza delle Erbe

A Praça Erbe, emoldurada pela Torre dei Lamberti e por belos palácios, em tempos antigos foi a praça central da cidade, era o chamado Fórum Romano. Ali acontecia a vida política e social de Verona.

Diariamente, o que se vê nessa praça são muitas barraquinhas vendendo comida e souvenirs, sempre bastante movimentada.

 

Piazza dei Signori

A Praça dei Signori é conhecida como Praça Dante, em função da estátua de Dante Alighieri no meio da praça. Dali é possível admirar os palácios da Prefeitura, da Razão, Assembleia e do Conselho de Juízes.

 

Ponte Pietra

A Ponte Pietra, ou Ponte de Pedra, é a mais antiga de Verona. Foi construída em madeira no início do século I e, após cair diversas vezes, foi modificada de acordo com os estilos das diferentes épocas da sua reconstrução.

 

Castel Vecchio

O Castel Vecchio foi construído pela notória família Della Scala às margens do rio Adige em 1354, e possui uma história bastante complexa. Inicialmente tinha como finalidade exercer maior controle sobre os cidadãos e garantir a fuga da família para o norte em caso de revoltas. Depois da queda dessa família do poder, continuou exercendo funções militares. Desde 1928 funciona como museu.

Anexa a ele há uma fortificação da idade média e a belíssima Ponte Scaligero, que dá acesso ao castelo.

 

 

Ponte Scaligero

Construída em estilo medieval, dá acesso ao Castel Vecchio. É um passeio imperdível, e rende fotos belíssimas, especialmente do por do sol.

 

 

Casa da Julieta

Localizada entre a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, este é o lugar onde, na peça de Shakespeare, morava a personagem principal da estória. Na casa tem o balcão onde Julieta  chorava pelo amado Romeu, a estátua dela e muitos outros objetos que estão citados na estória. Há uma visita paga pelo interior da casa, mas para quem não quiser gastar dinheiro ou tempo vale a pena dar uma passadinha do lado de fora. A dica é chegar o mais cedo possível, pois fica bastante cheio de gente!

 

 

Castel San Pietro

Atravessando a Ponte Pietra, no alto da colina está o Castel San Pietro, de onde se tem a melhor vista de Verona. Dá para fazer fotos incríveis, como as que separei abaixo.

Há duas opções para chegar lá encima: escadas ou teleférico. Apesar de ter que pagar, eu preferi o teleférico, pois é alto demais!

O castelo original foi construído em 1398, mas em 1801 foi explodido por soldados franceses. No local, os austríacos concluíram em 1856 o castelo que existe hoje. Propriedade do município de Verona desde 1932, o prédio está fechado, mas o passeio pelos seus jardins é imperdível.

No local há um restaurante e uma lanchonete, mas são muito caros.

 

 

Mais um pouco do que se vê por lá...

Não dá para mostrar tudo, mas selecionei as mais belas fotos dos outros lugares pelos quais passei nas caminhadas que fiz pela cidade.

Este post tem 2 comentários

  1. Arthur Rios

    Muito legal!

  2. Bela Cidade

    Belíssima! Verona é um lugar encantador. Gostei muito de visitar.

Comentários encerrados.