A Galeria Uffizi é um daqueles passeios imperdíveis em Florença. Abriga uma das coleções artísticas mais ricas e famosas do mundo, com obras de gênios como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Caravaggio, dentre muitos outros.
Funciona em um prédio cuja construção foi iniciada em 1560 para que fosse o substituto do Palácio Vecchio como residência. As obras terminaram em 1581, e o local começou a abrigar as inumeráveis obras de arte que a família Médici havia reunido durante décadas. Somente em 1769 as portas foram abertas publicamente como museu.
O museu é muito grande, com 50 salas dispostas de forma cronológica mas também seguindo um critério de local de procedência dos artistas. Há também salas dedicadas a artistas específicos.
Logo que se entra, a visita é iniciada em um enorme corredor repleto de estátuas romanas, que dá acesso, ao longo do percurso, a várias salas.
Nas mais diversas salas há pinturas belíssimas, para serem apreciadas com muita calma, lendo as descrições para entender o contexto histórico em que se encaixam, além das técnicas de pintura e os materiais usados.
Em algumas salas não se pode entrar, mas as coleções podem ser apreciadas de fora.
São muitas as esculturas e bustos, que podem ser apreciados bem de perto.
Fascinam também as pinturas nos tetos.
O prédio tem muitas janelas, com belas vistas da cidade, em especial da Ponte Vecchio.
No site oficial da Galeria Uffizi você encontra mais informações sobre o museu, além de ver o acervo. Para entrar, clique aqui.
Há também uma visita virtual a uma das alas, que pode ser acessada aqui.