No momento você está vendo Pirenópolis, GO

Pirenópolis, GO

Pirenópolis é uma cidade histórica localizada em Goiás, fundada como um pequeno arraial chamado Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte em 1727. Recebeu o nome atual somente em 1890, em homenagem à Serra dos Pirineus, que cerca toda a cidade. Mantendo conservada e intacta sua feição original e suas tradições, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1988.

A cidade fica a cerca de 150 km de Brasília pela BR 070, rodovia que se inicia após o término da Estrutural e passa por Águas Lindas, Cocalzinho e Corumbá. Há outro caminho pela estrada que vai para Goiânia, mas eu prefiro o primeiro porque, além de menos movimentado, o visual é muito bonito. Além das serras, pode-se avistar da estrada o Salto de Corumbá, uma monumental cachoeira. Vale a pena dar uma paradinha no mirante para apreciar – a foto abaixo diz tudo!

Quando se entra na cidade, depois de atravessar o pórtico (foto no topo), o que se vê é uma cidade comum, com ruas asfaltadas, comércio e residências simples. Mas de repente o asfalto termina, e o calçamento passa a ser de pedras. A partir daí já é o centro histórico, com casinhas e edificações preservadas, mantendo as formas e o colorido típico.

Tudo é muito bonito. Vale a pena se perder pelas ruas, a pé se possível, para apreciar cada uma das casinhas coloridas e as igrejas do local. Nos intervalos, apreciar a comida goiana, muito boa, na Rua do Lazer ou em um dos vários restaurantes e casas de lanche espalhados pela cidade.

É muito tranquilo andar por lá, tanto durante o dia quanto à noite, porém sempre atento e cuidando de seus pertences, não custa nada…

As cachoeiras são grandes atrações de Pirenópolis. Existem várias, para todos os gostos, umas com longas trilhas para percorrer e outras com acesso mais fácil. Mas há que se ter cuidado no período de chuvas, pois o passeio pode se tornar perigoso. Já conheci algumas, mas, infelizmente, nesta última visita à cidade (janeiro de 2020) não deu para curti-las, pois estava chovendo muito na região.

Há muitas opções de hospedagem, desde pousadas bem simples localizadas no centro histórico até um grande resort com um parque aquático, aonde costumo ficar.

Agora vamos ao que interessa, as fotos mostrando as lindezas de Pirenópolis!

Igrejas

As três igrejas localizadas no centro histórico são, como tudo, muito bem conservadas e bonitas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Concluída em 1732.

É a mais central de todas. Foi quase toda destruída em um incêndio em 2002, mas foi totalmente recuperada.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Concluída em 1754.

Fica no Alto do Bonfim, mas é pertinho. Placas indicam o caminho a seguir.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Construída em 1750.

Logo que se atravessa a Ponte Velha, também conhecida como Ponte sobre o Rio das Almas, pode-se ver essa igreja à direita.

Rua do Lazer

É uma rua aonde não circulam carros, ficando livre para as pessoas andarem. Reúne vários bares e restaurantes, e é bem agradável. À noite fica mais movimentada, principalmente nos finais de semana.

O que se vê quando se anda pela cidade...

Além de ruas agradáveis de se caminhar, o olhar curioso nos leva a encontrar pequenos becos, lojinhas interessantes, uma pracinha com coreto e até uma ponte pênsil!

Destaque para a Ponte Velha

Na Ponte Velha, sobre o Rio das Almas, passam carros, mas há espaço somente para um de cada vez.

As casas típicas

Este post tem um comentário

  1. Benigna

    Amei esta publicação. Dá vontade de ir a Pirenópolis.

Comentários encerrados.