No momento você está vendo Grand Place, a joia de Bruxelas

Grand Place, a joia de Bruxelas

Magnífica, grandiosa, belíssima. A Grand Place, em Bruxelas, na Bélgica, é uma daquelas praças que você pode passar horas admirando, e mesmo assim sempre há mais um detalhe que escapou aos olhos e não foi visto. 

É a praça mais bonita que conheci na Europa, tanto pela beleza arquitetônica dos prédios que a circundam quanto pela história ali guardada. Junte-se a isso uma multidão de pessoas de várias partes do mundo, reunidas para apreciar essa joia no centro histórico de Bruxelas.

A praça integra a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1998, com a seguinte descrição: A Grand Place em Bruxelas é um conjunto notavelmente homogêneo de prédios públicos e privados, que datam do final do século 17. A arquitetura é uma ilustração vívida do nível da vida cultural e social da época nesse importante centro político e comercial. Mais detalhes interessantes podem ser vistos na página oficial da UNESCO, clicando AQUI.

Em 1695, durante a Guerra dos Nove Anos, a praça foi bombardeada pelos franceses,  destruindo grande parte dos prédios da praça, exceto o da Prefeitura. Felizmente todos foram reconstruídos posteriormente.

Com a extensão de 68 por 110 metros, na Grand Place não existem plantas nem fontes, é uma grande área aberta. Mas há uma diversidade de lojas, restaurantes, cafés e cervejarias, e ao redor dela partem sete ruas estreitas que levam a diferentes áreas da cidade. Nessas ruas também há uma infinidade de lugares muito agradáveis (e mais baratos) para fazer uma refeição ou simplesmente tomar uma cervejinha.

Os principais edifícios são o Hotel de Ville e a Maison du Roi. O primeiro, que abriga a Prefeitura, data de 1459, e é o mais antigo e mais imponente da praça. Nele se destaca uma torre de 96 metros de altura. A Maison du Roi foi construída em 1536 e reformada em 1873. Durante muitos anos foi o lugar de residência dos monarcas reinantes, e hoje abriga o Museu da Cidade (Musée de la Ville), onde são expostas pinturas do Século XVI, tapetes e pequenas roupas do guarda-roupa do tradicional Manneken Pis.

Como se já não fosse belíssima durante o dia, a praça se torna estonteante à noite, com uma iluminação impecável. As pessoas simplesmente ficam por lá, sentadas no chão, geralmente tomando uma maravilhosa cerveja Belga, conversando, se divertindo e apreciando o cenário. É imperdível.