No momento você está vendo Frankfurt

Frankfurt

Frankfurt é uma cidade muito agradável e tranquila. Apesar de ser bastante cosmopolita, com seus prédios modernos, preserva belos cenários históricos. Visitar essa cidade alemã é fácil, pois é toda plana e oferece um sistema de transporte impecável, como na maioria das cidades europeias.

Após ser praticamente destruída durante a segunda guerra mundial, as construções sobreviventes foram restauradas, ao mesmo tempo em que prédios modernos eram erguidos. Por causa dos belos arranha-céus de Frankfurt, a cidade recebeu o apelido de “Mainhattan”, fazendo referência à Manhattan dos Estados Unidos e ao rio Main, que corta a cidade.

Estivemos em Frankfurt em julho de 2019, aonde ficamos por 3 dias e meio. Apesar do verão, o clima estava muito agradável, e às vezes até fazia um friozinho que nos obrigava a usar um casaco leve.

Chegamos de avião, e do aeroporto pegamos um trem para a estação central, Hauptbanhof, chegando em pouco mais de 10 minutos. Como nosso hotel era muito perto da estação, fomos a pé mesmo, como sempre, puxando nossas malas…

Frankfurt hauptfanhof

Caminhar é a melhor maneira de explorar cada detalhe da cidade, e foi o que nós fizemos. Algumas vezes as distâncias eram grandes, mas mesmo assim valia a pena porque era possível observar detalhes que passariam despercebidos caso fosse utilizado algum meio de transporte.

Não é necessário falar alemão para se comunicar em Frankfurt. Todos por lá falam inglês, então não passamos nenhuma dificuldade.

Hospedar-se na região da estação central é muito tranquilo e seguro, apesar de não ser a localidade mais bonita. O centro antigo é perto, assim como outros lugares legais para visitar, e as diárias dos hotéis não são tão caras. Também não são baratinhas, mas vale o custo-benefício.

Recomendo fazer o passeio de barco pelo rio Main. Há dois itinerários, um indo para o lado leste e outro para o lado oeste, podendo ser feitos separadamente ou em conjunto. Fizemos os dois lados, e foi muito bacana, pois pudemos apreciar a cidade de outra perspectiva e com explicações do guia em inglês.

Destaques

No centro antigo da cidade, chamado Alstadt, fica a principal praça de Frankfurt, a Romerberg. Nela podem ser vistas construções coloridas com arquitetura típica alemã, dando ao local um charme todo especial. Em toda a região há movimento até tarde da noite, por onde as pessoas circulam sem problemas e aproveitam para saborear as deliciosas salsichas alemãs e uma grande variedade de cervejas, dentre outros, nos vários restaurantes e bares do local.

Romer

No centro da Romerberg encontra-se o Romer, um conjunto de casas que inclui a Altes Rathaus, ou prefeitura antiga. Bem fácil de identificar, pois sempre existem bandeiras tremulando em frente a ela.

Kaiserdom

De estilo gótico, também conhecida como Catedral de São Bartolomeu, fica também na Romerberg. Bela e imponente, é vista de longe.

Alte Nikolaikirche

Igreja de São Nicolau, foi usada como igreja da corte até o final do século 15. Fica na Romerberg, compondo o cenário belíssimo.

Paulskirche

Igreja de São Paulo. Localizada na Paulsplatz, também no centro antigo.

Alte Oper

Localizado na parte moderna da cidade, o prédio da Ópera de Frankfurt foi totalmente destruído durante a guerra, mas reconstruído com riqueza de detalhes. Há uma agradável praça ao redor e um lindo parque em frente.

Neue Rathaus

O prédio da prefeitura estende-se para trás, e na rua ao lado, já na Paulsplatz, ele se comunica com o anexo pela chamada Ponte dos Suspiros.

Mainkai

É um largo e extenso calçadão margeando o rio Main, aonde as pessoas passeiam, praticam exercícios, comem etc. Muito agradável, com cenários lindíssimos.

PalmenGarten

Jardim botânico de Frankfurt, abriga plantas de diferentes zonas climáticas. Há um laguinho muito charmoso, com pedalinhos para quem gosta de descontrair…

Para saber mais, clique aqui

Eiserner Steg

Frankfurt tem muitas pontes, cada uma com suas peculiaridades, mas esta, a Ponte de Ferro, é a mais emblemática. Nela, as pessoas colocam cadeados para simbolizar a união dos casais. Fica em frente à Romerberg.

Banco Central Europeu

A Eurotower, um arranha-céu de quase 150 metros de altura, abriga a sede do Banco Central Europeu. Em frente, na Willy Brandt Platz encontra-se uma escultura com o símbolo do Euro.

Prédios modernos

Frankfurt também tem muitos prédios com arquitetura moderna, muitos deles gigantescos arranha-céus. Por esse motivo a cidade ficou conhecida como Mainhattan, fusão do nome do rio Main (ou Meno, em português), que banha a cidade, com a referência à Manhattan de Nova Iorque.

Para saber mais, clique aqui.