No momento você está vendo Estações de trem na Europa

Estações de trem na Europa

Na minha opinião, a melhor forma de viajar pela Europa é de trem. Os trens são pontuais, confortáveis e práticos, e ligam praticamente todas as cidades. É a forma mais comum de deslocamento dos europeus, e por isso quando viajamos de trem vivenciamos o modo de vida deles. Sem contar as paisagens vistas pelo caminho!

Enquanto as cidades pequenas costumam ter apenas uma estação, as maiores contam com várias, tendo geralmente uma estação central. Ao planejar uma viagem de trem, é bom procurar saber qual estação se encontra mais próxima do local de hospedagem para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, e assim comprar as passagens para o destino correto.

Muitas das estações de trem estão localizadas em prédios antigos e muito bonitos, que merecem ser apreciados da mesma forma que curtimos os pontos turísticos que nos levam a visitar uma cidade.

Por isso, reuni aqui algumas estações que conheci em viagens à Europa, para mostrar que não são apenas lugares de passagem…

Milano Centrale

A Estação Central de Milão é enorme, mas muito bem organizada e sinalizada. Inaugurada em 1931, é a principal estação da cidade e a segunda da Itália em fluxo de passageiros. Fica perto da Corso Buenos Aires, uma importante avenida comercial de Milão, de onde se tem acesso aos principais pontos turísticos da cidade.

Antwerpen Centraal Station

A Estação Central da Antuérpia impressiona pela beleza, parecendo até mesmo um palácio. Desde o chão, de mármore, até o teto, com uma imponente cúpula no hall de entrada, observam-se detalhes que fazem dessa estação uma das mais bonitas do mundo.

O prédio original foi construído entre 1895 e 1905, mas foi muito castigado por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e por isso precisou passar por um processo de restauração.

Está localizada ao lado de um zoológico e em frente à rua Meir, a partir da qual é possível realizar uma curta caminhada até o centro histórico da cidade. 

Frankfurt Hauptbanhof

Hauptbanhof é a Estação Central de Frankfurt (aliás, esse é o significado da palavra). Sua localização é próxima do centro histórico e do rio Main, principais pontos turísticos da cidade.

É grande e muito movimentada, sendo uma das principais estações da Alemanha e da Europa.

Estação do Rossio

A Estação do Rossio, em Lisboa, é um belo prédio localizado em frente à Avenida da Liberdade. Inaugurada em 1890, o duplo arco da entrada, em forma de ferradura, lembra os túneis de entrada dos trens.

Fica a uma curta caminhada da Praça do Comércio. 

Amsterdam Centraal

A Estação Central de Amsterdam é a mais movimentada da cidade, partindo de lá trens para várias outras cidades da Holanda e outros países, além de ser conectada ao aeroporto Schipol.  Lá fica também a principal estação de metrô. 

Foi construída sobre uma ilha artificial, entre 1881 e 1889.

A semelhança com o Rijksmuseum não é coincidência, pois os dois prédios foram projetados pelo mesmo arquiteto, o holandês Pierre Cuypers.

A estação fica bem próxima aos principais pontos turísticos da cidade.

St Pancras

A Estação St Pancras, em Londres, foi a primeira que conheci. É belíssima, e no seu interior há várias lojinhas, restaurantes e casas de lanches de excelente qualidade. Algumas bem sofisticadas. Funciona, junto com a estação King’s Cross, como centro de ligação de várias linhas de metrô, portanto partindo de lá é muito fácil se locomover por toda a cidade (fiquei hospedada em um hotel bem pertinho dessa estação, então todos os meus dias se iniciavam e terminavam lá).

Além disso, da Estação St Pancras partem os trens Eurostar para Paris, Bruxelas e Amsterdam.

Infelizmente não tenho registros dessa estação, mas não poderia deixar de mencioná-la aqui. Para ilustrá-la, encontrei algumas fotos de livre publicação, que reproduzo abaixo.

No site da estação podem ser encontradas várias informações, como história, eventos e estabelecimentos que funcionam no local. Para ver, clique aqui!