Os parques das cidades europeias são uma atração especial. São muito bonitos e bem cuidados, e os moradores os aproveitam ao máximo, fazendo piqueniques, praticando atividades físicas ou simplesmente descansando na sombra de uma árvore.
Sempre que estou na Europa procuro conhecer os parques das cidades, e me surpreendo com a beleza dos lugares e com a atmosfera de felicidade e tranquilidade que predomina. São passeios muito agradáveis.
Em Munique, bem perto da Marienplatz, o centro histórico, está o Englischer Garten, um parque enorme, com várias pistas para caminhar e andar de bicicleta, além dos extensos gramados. O parque é cortado por vários cursos d’água, que além de embelezar o lugar servem para várias atividades de lazer.
Os frequentadores usam o córrego Eisbach para praticar surf dentro do parque, em uma área onde uma espécie de barreira de concreto foi estrategicamente colocada para produzir ondas permanentes. É tudo muito bem organizado, cada um espera a sua vez de entrar, pois não podem duas pessoas surfando ao mesmo tempo. Dá para ficar um tempão lá só apreciando as manobras!
Clique no vídeo abaixo para assistir um pouquinho do que acontece por lá.
Há também pequenas cachoeiras, para se divertir e dar aquela refrescada no verão!
O monóptero é um pequeno templo em estilo grego construído em uma colina, em 1832, utilizando sobra de material de construção do belíssimo Residenz de Munique.
Outra atração muito procurada é a Torre Chinesa (Chinesischer Turm). A torre original, feita em madeira, foi construída entre 1789 e 1790, mas foi incendiada devido a um ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída em 1952, foi fechada ao público em 1970 por questões de segurança, e desde então apenas bandas de música têm acesso à torre. Ao lado dela fica o Biergarten mais famoso do parque, com mais de 700 lugares, além de um restaurante.