No momento você está vendo Copenhagen

Copenhagen

Copenhagen, na Dinamarca, é incrível. Belíssima, com palácios, castelos, torres e prédios tradicionais, muita vegetação e canais que cortam a cidade compondo um cenário de tirar o fôlego. É plana, possibilitando que seja explorada a pé ou de bicicleta com muita facilidade.

Estive por lá em julho de 2018, ficando 4 dias inteiros. Foram dias intensos, caminhando o dia todo, conhecendo cada pedacinho possível. Era verão, com temperatura muito agradável tanto durante o dia quanto à noite.

Fiquei hospedada no hotel Bethel, no coração do Nyhavn. Essa região é excelente para ficar, pois além de muito agradável está perto da maioria dos lugares que devem ser visitados. Há uma estação de metrô bem pertinho (Kongens Nytorv), o que ajuda no caso de eventuais deslocamentos mais distantes.

Em Copenhagen todos falam inglês, o que torna a comunicação muito fácil, e as pessoas são muito gentis. É uma cidade muito segura para andar em qualquer horário (eu e minha família, por exemplo, chegamos por volta das 2 horas da madrugada, pois o voo atrasou, e não houve problema algum em caminhar da estação de metrô até o hotel).

Como sempre digo, a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhando o máximo possível, e em Copenhagen não foi diferente, valeu cada passinho e as pernas cansadas no final do dia. Somente precisamos de usar o metrô para um passeio mais afastado e depois o trem para o Castelo de Frederiksborg, que fica em outra cidade.

Andar de bicicleta também é uma boa pedida, mas é bom ter muito cuidado pois são muitos ciclistas, e eles andam bem rápido. Sugiro, porém, a quem quiser se aventurar que se informe sobre as regras de trânsito para evitar problemas.

O metrô de Copenhagen é muito eficiente e fácil de usar. São apenas duas linhas, sendo que a amarela termina dentro do aeroporto. É a melhor maneira de se deslocar para a cidade (cerca de 15 minutos até a estação Kongens Nytorv). Veja na imagem abaixo:

Destaques

Nyhavn

Ponto mais famoso, colorido e fotografado da cidade. Esse canal funciona como um pequeno porto, e é repleto de construções coloridas encantadoras, bares, restaurantes e gente de todas as idades e nacionalidades circulando o tempo todo. Fazer uma refeição ou lanche no final da tarde nesse lugar é muito agradável. De lá partem os barcos de passeio.

Amalienborg

Residência de inverno da família real dinamarquesa. São quatro blocos idênticos (originalmente para abrigar quatro famílias nobres) dispostos em uma praça octogonal. No centro da praça, há uma estátua do rei Frederico V. Em um desses blocos, “o Palácio de Frederico VIII”, vive atualmente o príncipe-herdeiro e sua esposa. Há visitas guiadas, com muita história sobre a evolução da monarquia da Dinamarca a partir do final do século XVIII. Fica numa área muito bonita, com um parque com uma linda fonte em uma das pontas e a Igreja de Mármore na outra. É lá que acontece a troca da guarda real todos os dias, ao meio dia.

Castelo de Rosenborg

Construção de 1606 com jardins lindíssimos, com estátuas, fontes e árvores simétricas. É a partir do castelo que os guardas reais marcham para a cerimônia de troca de guarda em frente ao Palácio Amalienborg. Em frente ao castelo, fica o mais antigo jardim real da Dinamarca, o Jardim do Rei. O castelo em si foi a residência da família real até 1710, só sendo novamente utilizado para essa finalidade em duas ocasiões: no incêndio do Palácio de Christiansborg (1794) e durante a invasão inglesa nas guerras napoleônicas (primeira década de 1800). 

No verão é muito comum ver pessoas fazendo piqueniques e práticas de atividade física, ou simplesmente passeando. Passamos por lá em um domingo, e pudemos constatar o prazer que os locais têm em aproveitar um dia de sol no parque. Havia bandas tocando música e um festival de cerveja!

Marmorkirken

Marmorkirken é a lindíssima Igreja de Mármore, luterana, cuja construção foi finalizada em 1894. A visita ao seu interior é gratuita, e vale muito a pena.

Kastellet

Apesar de utilizado para cerimônias militares, é mais frequentado como parque público e ponto turístico. É lá que se encontra a estátua da Pequena Sereia. Outras atrações do lugar são a igreja de Saint Albans e moinhos! Um lugar bastante agradável para caminhadas.

Bairro de Christianshavn

Para chegar em Christianshavn, é só atravessar a bela e moderna ponte a partir do Nyhavn. O bacana dessa região é a maior tranquilidade (é uma área mais residencial, menos turística), o charmosíssimo canal com patos, cisnes, barquinhos e canoas, os deliciosos restaurantes e mercados locais. É nessa região que fica a Christiania (cidade livre, auto administrada onde vive uma comunidade hippie de 850 habitantes, cercada de muito verde e independência), a Igreja de Nosso Salvador (Vor Frelsers Kirke), que tem uma torre em espiral, e o incrível edifício da Ópera de Copenhague (Operaen). Fizemos longas e deliciosas caminhadas por lá, é imperdível.

Rundetarn

Rundetarn, ou Torre Redonda, é a torre de observação mais antiga da cidade, construída entre 1637 e 1642, com o objetivo de abrigar um observatório astronômico no seu topo. Fica à esquerda da rua Stroget, próxima à praça Amagertorv. Subindo a torre é possível ter uma vista panorâmica da cidade, muito bonita.

 

Palácio de Frederiksberg

O Palácio de Frederiksberg fica no topo de uma colina com vista para lindos jardins. Foi construído entre 1700 e 1735, e serviu de residência de verão da família real dinamarquesa. Apesar de um pouco afastado, vale a pena a visita.

 

Jardim Botânico

Localizado no centro de Copenhagen, foi inaugurado em 1870. Possui 27 casas de vidro históricas, construídas a partir de 1874, e reúne milhares de espécies de plantas distribuídas pelos 10 hectares desse belíssimo parque.

Stroget

Como na maioria das cidades europeias, Copenhagen também tem a sua rua fechada para carros, exclusiva para pedestres, aonde se encontram lojas, restaurantes, bares etc. É muito animada e movimentada, tanto durante o dia quanto à noite. Fica bem no centro da cidade, e nos arredores acessam-se as praças Amagetorv, Gammeltorv e Nytorv, além da Torre Redonda e outras construções icônicas. 

Borsen

Construído em 1625, o prédio da antiga Bolsa de Valores é um dos mais antigos de Copenhagen. Hoje funciona como sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa. 

Tivoli

É um enorme parque localizado no centro de Copenhagen, que funciona desde 1843. Além do parque de diversões, há enormes e belos jardins, com vários teatros. No local, acontecem várias apresentações artísticas. 

Passeio de barco pelos canais

É um passeio bem bacana, pois a cidade pode ser vista de ângulos diferentes daqueles que conhecemos nas caminhadas. Não fiz o passeio, mas soube de conhecidos que vale muito a pena. Os barcos saem do Nyhavn o dia inteiro, inclusive à noite.

Castelo de Frederiksborg

O Castelo de Frederiksborg fica no pequeno município de Hillerød (parte do condado de Frederiksborg), situado a noroeste de Copenhagen. É um passeio imperdível de um dia inteiro e muito fácil de fazer. Clique aqui para saber mais!

Os registros acima são só um pouquinho do que essa linda cidade oferece, mas servem para mostrar o quanto é fantástica e merece ser visitada.

Para saber mais, clique aqui para apreciar outras maravilhas vistas nas caminhadas pela cidade! 

Este post tem um comentário

  1. Denise Gisele de Britto Damasco

    Que cidade linda! Adorei suas dicas!

Comentários encerrados.