Bosco Verticale, ou Bosque Vertical, é um par de prédios residenciais localizado no bairro de Porta Nuova, em Milão. Não são prédios comuns, mas um modelo sustentável que contribui para a regeneração do meio ambiente e para a biodiversidade urbana.
A beleza arquitetônica dos prédios compõe perfeitamente com a modernidade da Piazza Gae Aulenti, do outro lado do parque Biblioteca degli Alberi. É um lugar bastante interessante para fazer um passeio agradável, fugindo um pouco dos pontos turísticos tradicionais de Milão.
Inaugurado em 2014, um dos prédios tem 76 e o outro 110 metros de altura, cobertos com mais de 800 árvores, 4.500 arbustos e 15.000 plantas distribuídas de acordo com a exposição das varandas ao sol.
Todo o paisagismo, incluindo a quantidade e os tipos de plantas em cada apartamento, é feito pelo condomínio, que também cuida da manutenção. Os moradores não podem nem podar. A escolha das plantas não é feita por acaso. São 30 espécies de árvores, que seguem critérios de umidade, resistência ao vento e exposição ao sol. Para se ter uma ideia, para o lado norte dos prédios, mais frio, foram escolhidos tipos que perdem as folhas no inverno, para que o sol possa entrar em casa.
A água utilizada pelos prédios é filtrada e reaproveitada para irrigação das plantas, mediante um sistema automatizado. As torres contam também com sistemas de energia eólica e fotovoltaica, aumentando assim o grau de eficiência energética.
O objetivo disso tudo é criar um microclima e filtrar as partículas de poeira e de gás carbônico presentes no ar. Além disso, a diversidade de plantas aumenta a umidade do ar, favorece o isolamento acústico, a diminuição da temperatura nos meses mais quentes, maior luminosidade nos meses de inverno e a atração de aves, promovendo a biodiversidade.
Não fica muito longe da praça do Duomo ou do Castelo Sforzesco, de onde dá para fazer uma caminhada de uns 30 minutos, o que é bem legal, pois todos os caminhos possuem lugares interessantes para conhecer. Para quem preferir ir de metrô, a estação mais próxima é a Porta Garibaldi.