No momento você está vendo “Giardino di Boboli”, Florença

“Giardino di Boboli”, Florença

Localizado atrás do Palácio Pitti, o Giardino di Boboli é um extenso e impressionante jardim construído entre os séculos XV e XIX. Parque histórico da cidade de Florença, originalmente projetado para os Medici, representa um dos primeiros e mais importantes exemplos de “Jardim Italiano”, que mais tarde serviria de inspiração para muitas cortes europeias.

Com cerca de 45.000 metros quadrados, é a maior zona verde de Florença. Aberto ao público em 1766, é um verdadeiro museu a céu aberto, com estátuas de vários estilos distribuídas por toda a sua extensão, além de fontes e cavernas. 

Andar pelas trilhas repletas de vegetação, observando a belíssima paisagem, é um passeio muito agradável, e uma excelente pedida para fugir da aglomeração de turistas no centro histórico de Florença. É bem mais vazio, e dá para respirar um ar mais fresquinho, um alívio para o calor que faz na cidade, principalmente no verão.

Não fica muito longe do centro histórico de Florença. Do outro lado do Rio Arno, depois de atravessar a Ponte Vecchio o Palácio Pitti, por onde se acessa o jardim, está a uma curta caminhada (foto abaixo). A visita é paga, podendo-se optar por conhecer apenas o jardim ou incluir o palácio no pacote.

Para saber mais, acesse o site oficial do Giardino di Boboli, clicando aqui.

O que se vê caminhando pelas trilhas do jardim

O jardim é bem sinalizado, com placas indicando os caminhos e mapas. Então é só caminhar, e contemplar as belezas do lugar. Grande destaque para a esplêndida vista da cidade

A Grotta di Madama

É uma pequena gruta construída entre 1553 e 1555. A descrição abaixo foi retirada do site oficial do jardim, descrevendo com detalhes o local:

A fachada da Gruta tem uma parede de pedra falsa emoldurada por uma moldura de pedra encimada por um tímpano triangular. No centro da parede, há uma pequena porta com ombreiras de mármore branco e estrutura superior que contrasta fortemente com a própria parede. A caverna abobadada em barril possui paredes de pedra esponjosas com elementos arquitetônicos inseridos, como quadrados e nichos. No fundo, entre as estalactites falsas, são inseridas esculturas de animais, precedidas por um tanque oval com volutas nas patas de leão. A maioria das esculturas, incluindo cabras e a cabeça de pele de carneiro no fundo, bem como a banheira oval com putti e capricórnio, são obra de Giovanni di Paolo Fancelli, enquanto a cabra central é obra de Baccio Bandinelli. O piso de mármore foi feito por Santi di Michele Buglioni“.

 

Museu da Porcelana

O museu é pequeno, e apesar de ter algumas porcelanas históricas e bonitas, não é tão interessante. Mas, por ser localizado na parte mais alta do jardim, tem uma vista incrível da região, com vegetação típica da Toscana.

 

Vista da cidade