Lisboa, capital de Portugal, é uma cidade muito agradável para passear, e oferece vários atrativos interessantes para conhecer. Sempre que vou à Europa reservo um ou dois dias para ficar em Lisboa, aproveitando a conexão dos voos, e cada vez que passo por lá programo visitar lugares diferentes.
Um dos principais pontos turísticos é o bairro de Belém (ou freguesia, como os portugueses chamam), aonde se encontram, dentre outros, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu MAAT, com belas vistas do rio Tejo. É lá também que podem ser apreciados os famosos e tradicionalíssimos pasteis de Belém.
Estando em Lisboa, vale a pena reservar um dia para conhecer esse bairro, e mergulhar na história que envolve cada um dos seus prédios e monumentos. Fica a cerca de 7 km da Baixa de Lisboa, podendo ser acessado com facilidade por vários meios de transporte público ou táxi, que na cidade não é caro. Outra maneira de chegar lá é utilizando os passeios dos ônibus Hop-On/Hop-Off (há uma rota que se inicia na Praça Marquês de Pombal e vai até Belém, passando por outros pontos turísticos, e fica circulando nesse roteiro até o início da noite).
Os pontos que apresento a seguir ficam muito próximos uns aos outros, então sempre que possível recomendo transitar por lá a pé. As paisagens recompensam.
Torre de Belém
A Torre de Belém, construída entre 1514 e 1520, serviu como um forte para proteger Lisboa. Ao longo do tempo foi perdendo sua função de defesa, e serviu como prisão, alfândega e farol. Às margens do rio Tejo, o acesso é por uma pequena ponte. A torre tem 5 andares, que podem ser visitados e são muito interessantes. No último há um terraço de onde se têm vistas incríveis de Lisboa.
O pôr do sol visto da torre é belíssimo, muito procurado por moradores locais e turistas.
Uma dica para quem for conhecer a Torre de Belém é comprar ingresso combinado com o do Mosteiro dos Jerónimos, ali pertinho, pois fica mais barato.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um monumento que homenageia os exploradores portugueses e a era dos descobrimentos. No topo há um mirante, que oferece paisagens panorâmicas muito bonitas.
No piso em frente ao monumento há uma rosa dos ventos feita de vários tipos de mármore, com 50 metros de diâmetro.
Saindo da Torre de Belém, é só seguir o calçadão às margens do Rio Tejo para chegar lá.
Para saber mais sobre esse monumento, entre no site oficial clicando aqui. É muito interessante, lá podem ser encontradas, dentre outras, informações sobre sua construção, significados e os navegadores e outras figuras esculpidas no monumento.
Mosteiro dos Jerónimos
Construído no século XVI, o Mosteiro dos Jerónimos é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo.
O mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1907, e, em 1983, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. Em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
A entrada se dá pela Praça do Império, e na visita é possível conhecer grande parte de suas instalações, sendo poucas as áreas restritas aos monges. Há enormes e lindos pátios, com varandas compridas, tudo bastante decorado, inclusive os tetos.
A igreja, com o teto abobadado e várias colunas é de uma beleza e riqueza ímpar. A visita pode ser feita tanto pela porta principal quanto pelo mezanino, de onde pode ser observada do alto.
Ali estão sepultadas três das maiores personalidades portuguesas: Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa. Os túmulos são belíssimos.
Para chegar lá, saindo do Padrão dos Descobrimentos, é só atravessar a rua em frente e passar por dentro da Praça do Império, que também merece ser apreciada.
Fábrica de Pasteis de Belém
Comer os famosos pasteis de Belém não pode ficar fora do roteiro. E isso somente pode ser feito, de forma original, na Fábrica de Pasteis de Belém, localizada a uns 200 metros do Mosteiro dos Jerónimos. Está sempre cheia, mas o atendimento é rápido.
Aprendi, em Lisboa, que pastel de Belém só se faz naquele bairro, os demais são pasteis de nata.
Para saber mais sobre a Fábrica e a história dos deliciosos quitutes portugueses, visite a página oficial clicando aqui.
MAAT
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT, atrai muitos turistas e portugueses devido ao seu design e acervo. É novo, inaugurado em 2016, mas já se tornou muito famoso.
De arquitetura futurista, a cobertura foi projetada para ser uma espécie de sala ao ar livre, aonde os visitantes podem subir, caminhar e apreciar a vista da cidade e do Rio Tejo.
Está localizado no mesmo calçadão que vem desde a Torre de Belém, passando pelo Padrão dos Descobrimentos, mas fica um pouquinho distante deste último.
Para visitar o site oficial do MAAT, clique aqui.
Viagem que vale a pena.
Recomendo