No momento você está vendo Bruges

Bruges

Bruges, na Bélgica, é uma cidade encantadora, do tipo que parece que saiu de um conto de fadas. Tudo por lá é belíssimo, e apesar de pequena, merece mais do que um bate e volta de Bruxelas. Chegamos de trem, vindo de Amsterdam, depois de uma parada de meio dia na Antuérpia (outra cidade que não pode ser desprezada, mas essa história conto em outro post). Ficamos dois dias e meio em Bruges, em julho de 2018, e sem dúvida ficaria mais um dia, de tão agradável que é o lugar.

Como sempre digo, caminhar é a melhor maneira de se conhecer a cidade. Bruges é pequena e plana, o que facilita tudo.

Para apreciar as belezas da chamada Veneza da Bélgica, é imperdível fazer um passeio de barco pelos canais da cidade, de onde se vêem as construções de outro ângulo. As pontes são baixas, e várias vezes tem-se que abaixar a cabeça! O guia vai explicando, em inglês, a história da cidade e dos prédios pelos quais o barco vai passando.

Estivemos hospedados no hotel Martin’s Brugges, localizado atrás do campanário, no Grote Markt. Além da localização excelente, que favoreceu nossos deslocamentos, o hotel possui excelentes acomodações e café da manhã por um preço honesto, valendo muito o custo benefício. Destaco que só menciono nomes de estabelecimentos que realmente me agradaram, sem receber nada por isso.

Grote Markt

O Grote Markt, ou grande mercado, é a praça central de Bruges. É lá que está o Belfort, um campanário que abriga o sino de 6 toneladas cujas badaladas podem ser ouvidas de longe. A praça é rodeada de prédios medievais lindíssimos e coloridos, além de vários restaurantes e bares.

Uma dica sobre o campanário: periodicamente, acontecem apresentações do carrilhão, regidas por maestros famosos. Tivemos a sorte de presenciar um desses concertos, é realmente indescritível. A programação fica afixada em uma entrada na parte de trás do campanário, aonde são colocadas cadeiras para apreciar a música.

Burg

Bem pertinho do Grote Markt fica outra praça, a Burg, igualmente com construções lindíssimas e aonde se encontra o prédio da prefeitura, o mais antigo da cidade. Ao lado está o Palácio da Liberdade, que abriga órgãos administrativos.

Tivemos a grata surpresa de presenciar uma apresentação musical muito legal em frente ao prédio da prefeitura, uma das mais bonitas que já vi pela Europa.

Um pouco do que se vê por lá...

Não dá para mostrar tudo, mas selecionei as mais belas fotos que tirei nas caminhadas que fiz pela cidade e durante o passeio de barco.

E como ninguém é de ferro... inevitável apreciar as deliciosas cervejas belgas!